Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Bilheteria da China em 2021 ultrapassa US$ 3 bilhões

Pedestres passam por um pôster da comédia "Hi, Mom" em Beijing, capital da China, em 17 de fevereiro de 2021. (Xinhua/Chen Zhonghao)

Beijing, 19 abr (Xinhua) — A receita de bilheteria da China em 2021 ultrapassou 20 bilhões de yuans (US$ 3 bilhões) até domingo, quase igual ao total de vendas de ingressos para todo o ano de 2020.

O “Hi, Mom”, filme idealizado e dirigido pela atriz Jia Ling, e a comédia “Detective Chinatown 3” da Wanda Pictures lideraram as bilheterias no período de 1º de janeiro a 18 de abril, contribuindo respectivamente com 27% e quase 23% do total, de acordo com o site de monitoramento de bilheteria Maoyan.

Ambos os filmes estrearam nos cinemas chineses em 12 de fevereiro durante o feriado da Festa da Primavera.

Com a bilheteria acumulada superando 5,4 bilhões de yuans, o “Hi, Mom” ultrapassou o blockbuster americano de 2017 “Wonder Woman” de Patty Jenkins para se tornar o filme de maior bilheteria mundial de todos os tempos dirigido por uma mulher, segundo plataformas de dados cinematográficos.

O “Hi, Mom” estrela Jia como uma filha dedicada que, profundamente triste com a morte acidental de sua mãe, se vê transportada de volta para 1981, onde ela encontra sua mãe e tenta melhorar seu destino usando ideias do futuro.

O drama é o segundo com maior bilheteria de todos os tempos na China, superado apenas pela produção chinesa de ação e aventura “Wolf Warrior 2” de 2017, que arrecadou um total de 5,69 bilhões de yuans.

Nove dos dez maiores filmes em termos de bilheteria deste ano são produções nacionais.

O único filme estrangeiro, “Godzilla vs Kong” dos EUA, atualmente ocupa o quarto lugar no ranking anual, com uma receita total de 1,15 bilhão de yuans.

O novo episódio do Monsterverse cinematográfico bateu “Tenet”, o longa de ficção científica de Christopher Nolan, tornando-se o filme estrangeiro de maior bilheteria na China desde 2020.

Sair da versão mobile