Beijing, 18 abr (Xinhua) — O lado chinês, como camarada e irmão, continuará a apoiar firmemente o Vietnã na caminhada socialista por um futuro melhor, disse o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, na sexta-feira.
Em uma conversa telefônica com Bui Thanh Son, novo ministro das Relações Exteriores do Vietnã, Wang disse que a China e o Vietnã são vizinhos amigáveis e importantes parceiros um do outro, e ambos aderem à liderança dos partidos comunistas, e a suas respectivas causas socialistas, acrescentando que os dois países pertencem a uma comunidade com um futuro compartilhado de significado estratégico.
Enfrentando as transformações raramente vistas em um século, Wang assinalou que as duas partes devem ter em mente sua missão inicial, aumentar a confiança mútua e a unidade, fortalecer a cooperação estratégica e salvaguardar os interesses comuns, o que não só ajudará a preservar a segurança política dos dois países e injetar um forte impulso na causa socialista mundial, mas também em conformidade total com a tendência de progresso e desenvolvimento da época.
Wang sublinhou que há pouco tempo os principais líderes dos dois partidos e dos dois países conversaram, traçando um plano e apontando o caminho a seguir para o desenvolvimento das relações bilaterais no presente e no futuro.
Observando que este ano é extraordinário para os dois partidos e os dois países, Wang afirmou que o Partido Comunista da China celebrará seu 100º aniversário e embarcará em uma nova jornada de construção de um país socialista moderno de forma abrangente, acrescentando que o Vietnã, sob a nova liderança do partido e do governo, está marchando em direção a suas duas metas centenárias de estabelecimento do Partido e do país.
Wang disse que a China está disposta a fortalecer os intercâmbios amigáveis entre os dois partidos e os dois países em todos os níveis, acelerar a cooperação em comércio e investimento, infraestrutura, na luta contra a pandemia e outras áreas, acelerar a sinergia da Iniciativa do Cinturão e Rota e dos Dois Corredores e Um Círculo Econômico, aprofundar a amizade entre os povos e os intercâmbios de jovens, lidar adequadamente com os assuntos marítimos e promover o desenvolvimento contínuo da parceria cooperativa estratégica abrangente China-Vietnã para a nova era.
O lado chinês está disposto a trabalhar com os países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), incluindo o Vietnã, para comemorar o 30º aniversário das relações de diálogo entre os dois lados, promover a rápida entrada em vigor e implementação da Parceria Econômica Global Regional, acelerar a conexão entre a cooperação Lancang-Mekong e o Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo, e realizar a elevação das relações China-ASEAN para melhor beneficiar as pessoas da região.
De sua parte, Bui Thanh Son disse que manter e desenvolver a amizade tradicional e a ampla parceria estratégica de cooperação entre o Vietnã e a China é a escolha firme e a prioridade diplomática do Vietnã.
Son assinalou que o Vietnã dá os parabéns ao PCC por seu 100º aniversário e elogia o grande salto dado pelo povo chinês que, sob a liderança do PCC, se levantou, enriqueceu e está se tornando mais forte, enquanto caminha em direção à realização da meta do segundo centenário.
Como camarada e irmão, o Vietnã apoia o desenvolvimento da China e seu importante papel na manutenção da paz e do desenvolvimento na região e no mundo em geral, assim como as maiores contribuições que deve dar à causa socialista mundial, disse.
Son disse que, como o Vietnã e a China estão em estágios críticos de realização de suas respectivas metas de desenvolvimento estratégico, a promoção de um desenvolvimento estável das relações entre os dois partidos e os dois países é de grande importância para os dois lados.
O lado vietnamita está disposto a fortalecer a cooperação com a China em várias áreas e promover os intercâmbios em todos os níveis, impulsionar vigorosamente a cooperação econômica, comercial e de investimento no período pós-pandêmico, intensificar a conectividade em transporte e infraestrutura, fortalecer a cooperação marítima e salvaguardar a paz e a estabilidade marítima de forma conjunta, segundo Son.
O Vietnã apoia a elevação da posição estratégica das relações ASEAN-China e a realização de uma reunião especial de ministros das Relações Exteriores no 30º aniversário das relações de diálogo ASEAN-China, e está pronto para trabalhar com a China para impulsionar a cooperação Lancang-Mekong, acrescentou Son.
Ele também espera que os dois lados aumentem a coordenação e a cooperação em instituições multilaterais como as Nações Unidas.
Durante a conversa por telefone, os dois lados concordaram em realizar o mais cedo possível uma nova sessão do Comitê Diretor China-Vietnã para Cooperação Bilateral, a fim de coordenar seus esforços na promoção de intercâmbios bilaterais e cooperação em várias áreas.