Beijing, 16 abr (Xinhua) — A Comissão Nacional de Saúde (CNS) da China atualizou suas regras sobre o diagnóstico de casos COVID-19, declarando que o diagnóstico baseado na presença de anticorpos apenas se aplica àqueles que ainda não foram vacinados.
A mudança foi anunciada nesta quinta-feira como parte do diagnóstico atualizado da CNS e plano de tratamento para COVID-19.
A oitava versão do plano identifica o teste de ácido nucleico positivo como o principal critério para o diagnóstico, exigindo que o diagnóstico seja feito com base em uma análise abrangente da história epidemiológica, manifestações clínicas e resultados de testes laboratoriais.
Em princípio, para quem já foi vacinado e quem já foi infectado pelo vírus, os anticorpos não devem servir de base para o diagnóstico, de acordo com o plano atualizado.
Ressaltando a importância da vacinação para a prevenção da COVID-19, o plano aponta que a vacinação é uma medida eficaz para prevenir a infecção e reduzir os índices de morbidade e doenças graves, convocando as pessoas que atendem aos requisitos de inoculação a tomar as vacinas.
Mais de 179,21 milhões de doses da vacina contra COVID-19 foram administradas na China até a quarta-feira, de acordo com dados divulgados pela CNS.