Beijing, 15 abr (Xinhua) — A China divulgou na quinta-feira uma orientação sobre o avanço das reformas para agilizar a administração e delegar poder em meio aos esforços para melhorar o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade.
Apresentada pelo Gabinete Geral do Conselho de Estado, a diretriz destacou a criação de um ambiente de negócios orientado para o mercado, legal e internacionalizado, e delineou medidas para impulsionar a vitalidade da economia.
O país promoverá a alocação eficiente de fatores e recursos, salvaguardará seriamente a concorrência justa e avançará na modernização do sistema de governança administrativa e da capacidade de governança.
A diretriz recomendou esforços para melhorar o ambiente de trabalho, reduzir os encargos sobre as entidades de mercado, expandir o investimento efetivo, estimular o potencial de consumo e garantir o comércio e o investimento estrangeiros estáveis.
O documento também enfatizou a melhoria dos serviços para a subsistência das pessoas, como idosos e cuidados médicos, e o aprimoramento da supervisão de todo o processo sobre as reformas.
Para liberar o potencial de consumo, o documento enfatiza a remoção de barreiras ocultas aos gastos. Devem ser feitos esforços para quebrar os monopólios industriais e a proteção local, e impulsionar a formação de um mercado doméstico unificado que seja altamente eficiente, baseado em regras e justo para a concorrência.
A China otimizará continuamente o ambiente para o investimento estrangeiro e promoverá ainda mais a facilitação do desembaraço aduaneiro, de acordo com o documento.