Beijing, 14 abr (Xinhua) — Especialistas chineses em controle de doenças pediram esforços para orientar e encorajar o público a ser inoculado voluntariamente e garantir que todas as pessoas elegíveis para a vacinação tenham acesso a ela.
Novos casos recentes na cidade de Ruili, em Yunnan, são um lembrete de que a pressão dos casos importados não diminuiu e de que permanece o risco de propagação da epidemia em regiões individuais devido a novos casos importados, disse Wu Zunyou, epidemiologista chefe do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China.
A vacinação é uma estratégia importante para prevenir e controlar COVID-19, e a imunidade de rebanho só pode ocorrer quando a taxa de vacinação atinge cerca de 70 a 80 por cento em toda a população, acrescentou Wu.
Qualquer coisa abaixo disso só pode trazer imunidade individual e não pode impedir a propagação de um possível ressurgimento da epidemia assim que surgirem novas fontes, afirmou.
As vacinas contra COVID-19 protegem não apenas a própria saúde, mas também a de membros mais jovens e mais velhos da família, disse Wu Liangyou, funcionário da Comissão Nacional de Saúde.
A China está atualmente implementando sua vacinação em regiões prioritárias, incluindo cidades portuárias e fronteiriças com alto risco de infecção importada, cidades grandes e médias e regiões com histórico de infecções em cluster. Populações prioritárias, incluindo cadeia de frio, médicos e funcionários do setor público, também estão recebendo as vacinas, acrescentou.