Beijing, 13 abr (Xinhua) — O presidente chinês, Xi Jinping, pediu esforços para acelerar o desenvolvimento do sistema de educação profissionalizante moderno e cultivar mais profissionais técnicos de alta qualidade.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez os comentários em uma instrução sobre melhorar a educação profissionalizante do país.
A área tem um futuro promissor e grande potencial à medida que a China avança rumo à modernização socialista, disse Xi.
O presidente destacou a necessidade de reformar os modos de ensino e escolarização, bem como os mecanismos de gestão e apoio relacionados ao tema.
Ele pediu a promoção da educação profissionalizante de nível bacharelado e a criação de uma série de instituições e programas da educação profissionalizante com qualidade.
Os comitês do Partido e departamentos do governo em vários níveis devem inovar ainda mais as instituições relevantes e aumentar o apoio em políticas e investimento para promover o espírito de artesão e aumentar o status social dos profissionais técnicos.
Através disso, um forte apoio de talento e habilidade pode ser fornecido para a construção de uma China socialista moderna e para a realização do sonho chinês de revitalização nacional, explicou Xi.
A construção do sistema de treinamento profissionalizante técnico de alto nível deve focar na modernização e no desenvolvimento de alta qualidade do país, apontou o premiê Li Keqiang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, em outra instrução sobre a educação profissionalizante.
Visando a frente da mudança tecnológica e atualização industrial, são necessários mais esforços para promover a integração entre a indústria e a educação, bem como a cooperação entre escolas e empresas, atraindo mais jovens para receber educação profissionalizante, destacou Li.
Uma conferência nacional relacionada ao tema foi realizada em Beijing de segunda a terça-feira, durante a qual as instruções de Xi e Li foram proferidas.
A vice-premiê Sun Chunlan, membro do Birô Político do Comitê Central do PCC, também participou da conferência. Ela pediu um sistema integrado de educação profissionalizante em diferentes níveis, melhores tratamentos e oportunidades de promoção para profissionais qualificados. Fim