Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China está preocupada com decisão do Japão de liberar água de Fukushima no mar, diz chancelaria

Foto de arquivo mostra que sacos pretos contendo acúmulo de resíduos contaminados foram vistos na cidade de Iitate, prefeitura de Fukushima, no Japão, em 7 de março de 2015. (Xinhua/Liu Tian)

Beijing, 13 abr (Xinhua) — A China expressou por meio de canais diplomáticos suas graves preocupações com a decisão do Japão de descartar água radioativa em Fukushima, lançando-a no Oceano Pacífico, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores na segunda-feira.

O porta-voz Zhao Lijian fez os comentários enquanto respondia a uma pergunta relevante. Ele disse que a China exortou o lado japonês a tomar uma atitude responsável e tratar a questão do descarte de lixo nuclear com cautela.

Observando que o acidente nuclear de Fukushima é um dos mais graves no mundo até agora, Zhao disse que o acidente causou o vazamento de uma grande quantidade de material radioativo, o que teve um profundo impacto no meio ambiente marinho, segurança alimentar e saúde humana .

Zhao enfatizou que o descarte adequado de resíduos nucleares está relacionado aos interesses públicos internacionais e aos interesses vitais dos países vizinhos. Deve ser manuseado com cuidado e adequadamente para evitar maiores danos ao meio ambiente marinho, à segurança alimentar e à saúde humana.

O mundo está acompanhando com profunda preocupação a decisão do lado japonês sobre o lançamento de águas residuais nucleares no oceano, levantando dúvidas e expressando oposição. Também há forte oposição no Japão. Não pode se fazer de surdo diante disso, disse Zhao.

“O lado japonês deve agir de maneira responsável pelos interesses públicos globais e pelos interesses de seu próprio povo”, acrescentou Zhao.

Sair da versão mobile