Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China cria comitê consultivo de especialistas para amostras lunares

As amostras lunares Nº 001 trazidas pela sonda chinesa Chang'e-5 estão em exibição no Museu Nacional da China em Beijing, capital da China, em 27 de fevereiro de 2021. (Xinhua/Jin Liangkuai)

Beijing, 13 abr (Xinhua) — A China criou um comitê de especialistas para amostras lunares, informou a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês) nesta terça-feira.

De acordo com os regulamentos sobre a gestão de amostras lunares, a CNSA estabeleceu o comitê como uma instituição consultiva de especialistas para o gerenciamento de amostras lunares.

O comitê tem como objetivo aproveitar ao máximo o valor científico das amostras lunares e padronizar sua gestão.

Ele exercerá as funções de revisão e consulta relacionadas às amostras lunares seguindo os princípios de equidade, imparcialidade e abertura, disse a CNSA.

Os principais deveres do comitê incluem revisar pedidos de empréstimo de amostras lunares, revisar o retorno das amostras, fornecer conselhos e sugestões sobre questões relacionadas às amostras, avaliar os êxitos de pesquisa científica nas amostras e popularizar a ciência lunar. Fim

Sair da versão mobile