Beijing, 11 abr (Xinhua) — O premiê chinês, Li Keqiang, enfatizou os esforços para consolidar o ritmo de crescimento econômico estável e manter a continuidade, estabilidade e sustentabilidade das macropolíticas do país.
Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), fez os comentários na sexta-feira enquanto presidia um simpósio com a presença de especialistas e empresários.
O vice-premiê Han Zheng, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, participou da reunião.
O simpósio analisou a situação econômica atual do país e ouviu as opiniões sobre o trabalho econômico futuro do governo.
A economia da China consolidou seu sólido ímpeto de recuperação desde o início deste ano, disse Li.
À luz do ambiente internacional complexo e grave e da recuperação econômica desigual no país, Li destacou a importância de se ter uma perspectiva abrangente e objetiva na análise da situação econômica.
Devem ser feitos esforços para manter a continuidade, estabilidade e sustentabilidade das macropolíticas, numa tentativa de garantir que a economia do país funcione dentro de um intervalo adequado e promover um desenvolvimento de alta qualidade, disse Li.
O premiê sublinhou a atenção às novas situações no país e no estrangeiro, acrescentando que o apoio da política para garantir o emprego, a subsistência das pessoas e as operações das entidades do mercado não se enfraquecerá.
Li pediu a implementação de medidas destinadas a apoiar as pequenas e microempresas e os trabalhadores autônomos, melhor alavancar políticas para promover a inovação e modernização do setor manufatureiro, bem como canalizar mais fundos para a economia real.
Ele também exigiu esforços para promover a reforma e abertura, otimizar o ambiente de negócios, estabilizar o comércio e os investimentos estrangeiros e garantir a estabilidade e segurança das cadeias industriais e de abastecimento.