Beijing, 12 abr (Xinhua) — A Comissão Nacional de Saúde (CNS) declarou que a China incentiva a vacinação voluntária contra a COVID-19 e está trabalhando para garantir que todas as pessoas elegíveis para a imunização tenham acesso.
Pessoas com mais de 18 anos, como participantes ativos das atividades sociais, são a maioria dos receptores de vacinas, disse Wu Liangyou, funcionário da CNS, em uma coletiva de imprensa realizada no domingo.
As vacinas não somente os protegem, mas também seus familiares, especialmente as crianças e os idosos, acrescentou Wu.
A China tem acelerado a aplicação de vacinas contra a COVID-19 entre as populações prioritárias, bem como em regiões e cidades importantes, disse Mi Feng, porta-voz da CNS, na mesma coletiva de imprensa, exigindo a retificação da vacinação obrigatória em alguns lugares do país.
Além disso, Wu Zunyou, epidemiologista-chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, advertiu contra o relaxamento da prevenção autoimposta na primavera, especialmente durante o próximo feriado do Dia dos Trabalhadores.
Wu Zunyou recomendou que a população siga estritamente as medidas de prevenção, incluindo o uso de máscaras em público, lavagem das mãos, distanciamento social e evitação de concentrações em massa.
A China ainda enfrenta riscos de uma reincidência epidêmica devido a casos importados, alertou Wu Zunyou. Ele citou o exemplo da cidade de Ruili, na Província de Yunnan, sudoeste da China, onde novos casos de infecção foram relatados no final de março.