Paka, Malásia, 9 abr (Xinhua) — O East Coast Rail Link (ECRL), mega projeto ferroviário da Malásia construído conjuntamente com a China Communications Construction Company (CCCC), teve na sexta-feira o primeiro túnel inaugurado no estado de Terengganu.
A cerimônia de inauguração do túnel Paka de perfuração simples de 1,1 km de comprimento contou com a presença de funcionários e representantes do proprietário do projeto Malaysia Rail Link (MRL) e CCCC.
Apesar dos grandes desafios enfrentados durante o período de construção, incluindo suspensões de trabalho e medidas de contenção rígidas contra a pandemia de COVID-19, a equipe local do túnel conseguiu avançar antes do previsto, segundo o MRL e CCCC.
Expressando seu apreço pelo excelente andamento do trabalho em Terowong Paka, o presidente do MRL, Mohd Zuki Ali, disse que o trabalho árduo e o comprometimento de cerca de 100 funcionários do ECRL na realização dos trabalhos de construção de túneis contribuíram para o avanço. Todas as outras obras civis relacionadas ao túnel deverão ser totalmente concluídas no primeiro trimestre de 2022.
“A inauguração do túnel hoje é o resultado da assistência mútua e da colaboração entre MRL e CCCC que colocam em prática tecnologia, equipamentos, planejamento e aspectos de segurança de ponta na engenharia e construção de túneis”, disse Mohd Zuki.
De sua parte, o diretor-executivo da CCCC para ECRL, Bai Yinzhan, agradeceu à equipe do projeto ECRL de ambos os lados por se esforçarem para realizar a inauguração do primeiro túnel e outros marcos do projeto.
“Nos últimos 12 meses, enfrentamos muitos desafios, incluindo a pandemia e severas inundações ao longo da costa leste. Mas nossos trabalhadores, juntamente com nossos parceiros locais, fizeram esforços incansáveis para garantir que o projeto permanecesse nos trilhos, ao mesmo tempo em que seguia a aplicação estrita dos padrões de procedimentos aplicáveis para manter nosso local de trabalho seguro”, disse Bai.
O ECRL opera a partir do maior centro de transporte da Malásia, Port Klang, e atravessa a península até o estado de Kelantan, no nordeste da Malásia. Espera-se que a ligação ferroviária melhore muito a conectividade e traga um crescimento mais equilibrado ao país, ligando sua região menos desenvolvida na Costa Leste ao coração econômico da Costa Oeste após sua conclusão em 2026.
O Ministro dos Transportes da Malásia, Wee Ka Siong, disse no início desta semana que o trabalho de construção do ECRL está “em pleno andamento” e progredindo a uma taxa “encorajadora” de 21,39 por cento em março de 2021.
As obras em mais de 300 locais começarão no final do ano envolvendo terraplenagem, obras de construção de pontes, bem como obras de túneis que levarão a construção da ECRL ao seu período de pico, disse ele.