Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China insta Japão a avaliar completamente plano de tratamento de água radioativa

Foto de arquivo mostra membros da mídia, usando trajes de proteção e máscaras, caminhando após receberem informações de funcionários da Tokyo Electric Power Co. (TEPCO) em frente a tanques de armazenamento para água radioativa na usina nuclear de Fukushima Daiichi da TEPCO, paralisada pelo tsunami, na cidade de Okuma, prefeitura de Fukushima, no Japão. (REUTERS/Toru Hanai)

Beijing, 9 abr (Xinhua) — A China expressou nesta sexta-feira a esperança de que o governo japonês realize uma avaliação completa do possível impacto do plano de tratamento de águas residuais contaminadas por trítio da usina nuclear de Fukushima.

“O vazamento radioativo causado pela fusão do núcleo na usina nuclear Fukushima teve um impacto profundo no ambiente marinho, na segurança alimentar e na saúde humana”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, em uma coletiva de imprensa diária.

“Esperamos que o governo japonês atue com um alto senso de responsabilidade em relação ao seu próprio povo, aos países vizinhos e à comunidade internacional, realize uma avaliação completa do possível impacto do plano de tratamento para as águas residuais contaminadas por trítio da usina nuclear Fukushima, divulgue as informações relevantes de forma voluntária, oportuna, rigorosa, precisa, aberta e transparente, e tome decisões prudentes após consulta completa com os países vizinhos “, disse Zhao.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse na quarta-feira que seu governo decidirá em breve se vai descarregar no mar a água radioativa tratada que se acumula no complexo nuclear atingido pelo desastre na prefeitura de Fukushima, apesar da forte oposição do setor pesqueiro.

Sair da versão mobile