Hong Kong, 9 abr (Xinhua) — Hong Kong, Guangdong e Macau lançaram em conjunto na quinta-feira a Associação Internacional de Tecnologia da Informação da Grande Área da Baía e realizaram uma cerimônia de inauguração.
A associação visa impulsionar o desenvolvimento e a aplicação de tecnologia da informação (TI), aproveitando as vantagens combinadas da região da Grande Área da Baía.
O órgão planeja realizar pesquisas de políticas relacionadas, estabelecer plataformas de comunicação e cooperação para empresas, a fim de melhorar a conectividade regional no setor de TI e nutrir jovens engenheiros de TI e talentos para a região.
Para promover os dados e renminbi digital transfronteiriços na Grande Área da Baía, a associação anunciou o estabelecimento de big data e grupos de especialistas em tecnologia financeira, para discutir políticas relacionadas, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e aplicações, assim como cooperação internacional para a região.
Leung Chun-ying, vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, que também é presidente da associação, enfatizou os dados transfronteiriços como a principal prioridade para o desenvolvimento integrado da Grande Área da Baía.
Quer para a operação econômica e industrial, quer para a subsistência da população local, a interconectividade com os dados transfronteiriços entre Guangdong, Hong Kong e Macau terá um papel decisivo no desenvolvimento integrado das cidades da Grande Área da Baía, de acordo com Leung.