Beijing, 7 abr (Xinhua) — O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta quarta-feira à Alemanha e à União Europeia (UE) que façam esforços conjuntos com a China para proteger e promover o desenvolvimento saudável e estável da cooperação delas, de modo a trazer mais certeza e estabilidade ao mundo volátil.
Xi fez as observações em uma conversa telefônica com a chanceler alemã, Angela Merkel.
O presidente chinês ressaltou que ele e Merkel se comunicaram várias vezes no ano passado, o que tem desempenhado um papel importante para o desenvolvimento das relações China-Alemanha e China-UE.
A melhoria da cooperação China-Alemanha e China-UE poderia produzir importantes resultados com significado, disse ele.
Xi destacou que a cooperação pragmática China-Alemanha, apesar da perturbação gerada pela pandemia da COVID-19 entre outras questões, avançou mantendo a estabilidade, com a China sendo o maior parceiro comercial global da Alemanha pelo quinto ano consecutivo, o que demonstra a resiliência e o potencial de sua cooperação.
Xi espera que ambos os lados promovam sua cooperação em vários campos no espírito de respeito mútuo, benefício recíproco e de ganha-ganha, a fim de ajudar a injetar confiança e ímpeto na cooperação China-UE e na revitalização da economia mundial.
A China está construindo ativamente um novo paradigma de desenvolvimento, disse Xi, acrescentando que a China está confiando em sua própria força para o desenvolvimento ao mesmo tempo em que se mantém aberta e participa ativamente da divisão internacional do trabalho e da cooperação.
A China está disposta a compartilhar as oportunidades trazidas por sua nova rodada de abertura e desenvolvimento com empresas estrangeiras, incluindo as da Alemanha, disse ele.
Xi espera que a Alemanha permaneça aberta e crie mais conveniência para as empresas de ambos os países expandirem a cooperação mutuamente benéfica.
Ele também encorajou os dois lados a aproveitar o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas China-Alemanha no próximo ano e os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing como uma oportunidade para promover intercâmbios em campos como ciência e tecnologia, educação, cultura e esportes.
Observando que as relações China-UE estão enfrentando novas oportunidades, bem como vários desafios, Xi disse que a chave é manter a direção e a tônica gerais das relações China-UE de uma perspectiva estratégica, respeitar uma a outra e remover distrações.
Xi disse que o desenvolvimento da China tem sido uma oportunidade para a UE e exortou a UE a fazer um julgamento correto de forma independente e alcançe verdadeiramente a autonomia estratégica.
A China está pronta para trabalhar com a UE para garantir o sucesso de uma série de agendas políticas importantes para o próximo estágio através de consultas, aprofundar e expandir a cooperação prática em todos os níveis, fortalecer a comunicação sobre a mudança climática e outras questões de governança global, e praticar conjuntamente o multilateralismo, disse Xi.
As vacinas são usadas para prevenir doenças e salvar vidas, disse ele, enfatizando que a China se opõe à politização das vacinas ou “nacionalismo vacinal”, e está pronta para trabalhar com a Alemanha e a comunidade internacional como um todo para promover a distribuição justa e razoável de vacinas, apoiar e ajudar os países em desenvolvimento a obter vacinas e contribuir para a luta comum da humanidade contra a pandemia para uma vitória antecipada.
Por sua vez, Merkel disse que a UE defende a independência em suas relações externas. O mundo de hoje enfrenta muitos problemas e desafios, o que exige ainda mais a cooperação entre a Alemanha e a China e entre a UE e a China para enfrentarem juntos, disse ela.
O fortalecimento do diálogo e da cooperação UE-China não só é do interesse de ambas as partes, mas também benéfico para o mundo, disse ela, acrescentando que a Alemanha está disposta a desempenhar um papel positivo a este respeito.
O lado alemão atribui importância ao 14º Plano Quinquenal da China, esperando que ele traga novas e importantes oportunidades para a cooperação entre os dois países e para a cooperação UE-China, disse Merkel.
A Alemanha está disposta a trabalhar com a China para preparar uma nova rodada de consultas intergovernamentais Alemanha-China, retomar o intercâmbio pessoal em uma data antecipada e fortalecer o intercâmbio e a cooperação em áreas como a luta contra a COVID-19, mudança climática e biodiversidade, disse Merkel, acrescentando que a Alemanha espera manter a comunicação com a China sobre questões como a distribuição justa e o reconhecimento mútuo das vacinas contra COVID-19.
A chanceler acrescentou que seu país está pronto para contribuir para o sucesso da 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, a ser realizada este ano em Kunming, China.