Nanjing, 1º abr (Xinhua) — O número de voluntários registrados para doação de órgãos na China ultrapassou 3,15 milhões, informou nesta quarta-feira a Sociedade da Cruz Vermelha da China.
Mais de 33 mil cidadãos doaram seus órgãos após a morte, salvando quase 100 mil vidas, de acordo com Liang Huiling, chefe do Partido e vice-presidente executivo da entidade.
A doação de órgãos humanos é uma causa nobre que salva vidas, promove o amor entre as pessoas e destaca a civilização e o progresso social, disse Liang em um evento realizado na cidade de Nanjing, no leste da China, para homenagear os doadores de órgãos e também para conscientizar a população sobre o assunto.
A China começou a testar o programa de doação de órgãos em 2010. O número de doadores aumentou para 4,16 por milhão de população (PMP) em 2019, a partir dos 2,01 em 2015, de acordo com o relatório sobre o desenvolvimento de doações de órgãos no país, divulgado pela Fundação de Desenvolvimento de Transplante de Órgãos da China em dezembro de 2020.
Os voluntários tornaram-se a única fonte legítima de transplantes no país depois que o comércio de órgãos foi proibido em 2011 e o uso de órgãos de prisioneiros executados foi banido em 2015.