Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cooperação China-EAU em vacina é nova contribuição para luta global contra COVID-19, diz chanceler chinês

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi (E), se reúne com seu homólogo dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Abdullah bin Zayed al-Nahyan em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 28 de março de 2021. (Xinhua)

Abu Dhabi, 28 mar (Xinhua) — O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Sheikh Abdullah bin Zayed al-Nahyan, no domingo na capital dos EAU, Abu Dhabi.

Os dois diplomatas de alto escalão participaram da cerimônia virtual do lançamento de um projeto conjunto entre a China e os EAU sobre a linha de envase de vacinas chinesas.

Wang disse que o fato de a China e os EAU terem conduzido conjuntamente o primeiro teste clínico internacional da Fase III de vacinas inativadas contra a COVID-19 estabelece um recorde para um teste clínico multinacional e em larga escala e promove o reconhecimento internacional das vacinas chinesas, o que também faz importantes contribuições para a luta global contra a epidemia.

O projeto marca uma nova etapa de cooperação entre a China e os EAU no combate à pandemia da COVID-19, disse ele.

Wang disse que quer ver o desenvolvimento eficaz e sem problemas do projeto e que se espera que, com os EAU como plataforma, as vacinas chinesas possam beneficiar pessoas de mais países e regiões, e fazer novas contribuições para a construção de uma comunidade global de saúde para todos.

Por sua vez, Sheikh Abdullah disse que o ensaio clínico internacional da Fase III reflete a alta confiança mútua entre os dois países, o que também foi totalmente reconhecido pela comunidade internacional.

Até agora, mais de 50 mil voluntários de mais de 120 nacionalidades participaram do experimento e o resultado provou que a vacina chinesa é segura e eficaz e está sendo aprovada pela comunidade internacional, observou.

Sheikh Abdullah disse que os EAU estão dispostos a aprofundar a cooperação com a China sobre as vacinas de COVID-19 e se tornar um centro de produção e transporte de vacinas na região do Golfo através do lançamento deste projeto de envase de vacinas, de modo a apoiar mais países no combate à epidemia.

Um funcionário realiza verificação aleatória de amostras sobre vacinas inativadas contra COVID-19 em uma linha de embalagem da Sinovac Research & Development Co., Ltd. em Beijing, capital da China, em 23 de dezembro de 2020. (Xinhua/Zhang Yuwei)
Sair da versão mobile