Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Retorno da panda gigante Xiang Xiang para a China adiado novamente devido à pandemia

Foto tirada em 18 de dezembro de 2017 mostra o filhote de panda gigante Xiang Xiang no Zoológico de Ueno, em Tóquio, no Japão. (Xinhua)

Tóquio, 28 mar (Xinhua) — O retorno para a China de Xiang Xiang, uma panda gigante fêmea de três anos nascida no Zoológico de Ueno, no Japão, foi adiado de 31 de maio para 31 de dezembro, devido à pandemia de COVID-19, informou no sábado a mídia local.

Esta é a segunda vez que o retorno de Xiang Xiang para a China foi adiado.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que anunciou ao público que 31 de maio seria o dia de se despedir de Xiang Xiang, mas o lado chinês concordou em adiar a data de retorno até o final do ano.

O Zoológico de Ueno está atualmente fechado devido ao surto da COVID-19. Koike disse esperar que a pandemia seja controlada e que os visitantes possam ver Xiang Xiang o mais cedo possível.

De acordo com reportagens da mídia local, o governo metropolitano de Tóquio realizou consultas com o lado chinês sobre o retorno de Xiang Xiang e decidiu adiar a data de retorno de novo.

Xiang Xiang nasceu em junho de 2017, filha dos pais Ri Ri e Shin Shin, dois pandas chineses em visita ao Japão. Como Xiang Xiang pertence ao lado chinês, estava originalmente planejado que Xiang Xiang retornaria para a China no final de dezembro de 2020. Devido à pandemia, a data de retorno foi adiado para 31 de maio deste ano.

O zoológico de Ueno também anunciou que Ri Ri e Shin Shin se acasalaram pela primeira vez em quatro anos no início deste mês.

O filhote de panda gigante Xiang Xiang (D) anda com sua mãe Fairy, (nome japonês Shin Shin), no Zoológico de Ueno, em Tóquio, no Japão, em 18 de dezembro de 2017. (Xinhua/Ma Caoran)
Sair da versão mobile