Tóquio, 28 mar (Xinhua) — O retorno para a China de Xiang Xiang, uma panda gigante fêmea de três anos nascida no Zoológico de Ueno, no Japão, foi adiado de 31 de maio para 31 de dezembro, devido à pandemia de COVID-19, informou no sábado a mídia local.
Esta é a segunda vez que o retorno de Xiang Xiang para a China foi adiado.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que anunciou ao público que 31 de maio seria o dia de se despedir de Xiang Xiang, mas o lado chinês concordou em adiar a data de retorno até o final do ano.
O Zoológico de Ueno está atualmente fechado devido ao surto da COVID-19. Koike disse esperar que a pandemia seja controlada e que os visitantes possam ver Xiang Xiang o mais cedo possível.
De acordo com reportagens da mídia local, o governo metropolitano de Tóquio realizou consultas com o lado chinês sobre o retorno de Xiang Xiang e decidiu adiar a data de retorno de novo.
Xiang Xiang nasceu em junho de 2017, filha dos pais Ri Ri e Shin Shin, dois pandas chineses em visita ao Japão. Como Xiang Xiang pertence ao lado chinês, estava originalmente planejado que Xiang Xiang retornaria para a China no final de dezembro de 2020. Devido à pandemia, a data de retorno foi adiado para 31 de maio deste ano.
O zoológico de Ueno também anunciou que Ri Ri e Shin Shin se acasalaram pela primeira vez em quatro anos no início deste mês.