Beijing, 26 mar (Xinhua) — O mais alto legislador da China, Li Zhanshu, manteve conversações com Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, via link de vídeo na sexta-feira, prometendo aprofundar as trocas entre os dois órgãos legislativos em uma tentativa de consolidar os laços bilaterais.
Li, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que a China sempre viu e desenvolveu suas relações com o Brasil sob uma perspectiva estratégica e de longo prazo, atribuindo prioridade às relações diplomáticas China-Brasil.
Ele observou que a cooperação prática bilateral nos campos da economia e do comércio, investimento, infraestrutura, energia, agricultura e pecuária tem alcançado resultados frutíferos, e a cooperação anti-pandemia tem sido produtiva.
Os dois lados apoiaram firmemente um ao outro em questões que envolvem interesses fundamentais e grandes preocupações, compartilharam amplos interesses comuns nas principais questões internacionais e regionais, conduziram uma estreita comunicação e coordenação e salvaguardaram efetivamente a solidariedade e a cooperação dos países em desenvolvimento e das economias emergentes, acrescentou Li.
A relação entre os dois países está atualmente abraçando novas oportunidades, disse Li, acrescentando que a China está disposta a trabalhar com o Brasil para fortalecer ainda mais a comunicação em políticas, bem como os intercâmbios e a cooperação bilaterais, consolidar a base política das relações bilaterais, aprofundar a cooperação pragmática em diversos campos e fazer novos progressos no avanço da parceria estratégica abrangente China-Brasil.
Chamando as trocas legislativas de uma parte importante dos laços bilaterais, o legislador chinês disse que a APN está disposta a trabalhar com o Congresso Nacional do Brasil e fazer esforços incessantes para promover a implementação do consenso alcançado pelos dois chefes de Estado e aprofundar as relações bilaterais.
Lira disse que o Brasil também atribui importância ao desenvolvimento das relações com a China e que os dois países têm grande potencial de cooperação em diversos campos.
Expressando sua gratidão pela ajuda da China ao Brasil no fornecimento de vacinas de COVID-19 e suprimentos anti-pandemia, Lira disse que tal apoio refletiu as relações amistosas entre os dois povos e a expansão da cooperação prática.
A China controlou efetivamente a epidemia e realizou a cooperação internacional na luta contra a COVID-19, dando um exemplo para a luta global contra a pandemia.
Lira disse estar disposto a fortalecer os intercâmbios e a cooperação entre os dois órgãos legislativos e contribuir para o desenvolvimento das relações bilaterais.