Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Rastreamento da origem da COVID-19 não deve ser atrapalhado ou exagerado, diz porta-voz

Uma passageira com máscara facial aguarda embarcar no trem na Estação Ferroviária de Harbin, Província de Heilongjiang, nordeste da China, em 28 de janeiro de 2021. (Xinhua/Xie Jianfei)

Beijing, 25 mar (Xinhua) — A identificação das origens do novo coronavírus é uma questão científica complexa que deve ser conduzida por especialistas em vez de ser atrapalhada ou exagerada, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira.

A porta-voz Hua Chunying fez as observações em uma coletiva de imprensa diária, enfatizando que a China vem mantendo uma abordagem aberta e transparente em relação ao rastreamento da origem da COVID-19.

Ela acrescentou que os trabalhos de rastreamento envolvem vários países e regiões e devem ser conduzidos em conjunto por cientistas de todo o mundo.

“Todas as partes devem manter uma atitude científica e permitir que os especialistas façam um trabalho profissional, em vez de propagar ou criar distúrbios”, disse a porta-voz.

Chamando alguns comentários de políticos dos EUA sobre o rastreamento da origem da COVID-19 de “manipulação política”, Hua indagou se os Estados Unidos poderão mostrar a mesma abertura e transparência da China e convidar uma equipe internacional de especialistas para investigação, cooperação e pesquisa, ou abrir sua base de pesquisa em Fort Detrick.

Sair da versão mobile