Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China fornece vacina contra COVID-19 para jornalistas estrangeiros, diz mídia japonesa

Uma funcionária da Sinovac Biotech, empresa biofarmacêutica chinesa, exibe duas doses de vacina inativada contra COVID-19 em seringas pré-cheias em Beijing, capital da China, em 23 de dezembro de 2020. (Xinhua/Zhang Yuwei)

Tóquio, 25 mar (Xinhua) — A China forneceu vacinas contra a COVID-19 a jornalistas estrangeiros do Japão e de outras nações na terça-feira, informou a Kyodo News nesta quarta-feira.

De acordo com a mídia, muitos jornalistas estrangeiros e seus familiares, com idades entre 18 e 59 anos, receberam a vacina da Sinovac, que custa 90 yuans (US$ 13,8), na capital chinesa de Beijing. Eles receberão a segunda dose em abril.

A reportagem disse que antes de serem vacinados, os jornalistas assinaram um documento em inglês que diz: “Nenhuma vacina é 100% eficaz, e como as condições de saúde pessoais variam de pessoa para pessoa, algumas ainda podem estar infectadas ou desenvolver sintomas após a vacinação”.

Outro documento diz: “A fim de facilitar o trabalho e a vida”, a China decidiu oferecer vacinas aos jornalistas estrangeiros em Beijing, acrescentando: “Os destinatários ainda precisarão cumprir todos os requisitos de prevenção e controle após a vacinação”.

Após a inoculação, eles foram obrigados a ficar em uma área de observação por 30 minutos, disse a reportagem.

A ação veio logo após Shanghai, outra cidade cosmopolita da China, anunciar um plano de vacinação contra a COVID-19 para estrangeiros.

As autoridades municipais anunciaram na noite de terça-feira que os estrangeiros qualificados tomarão vacinas nacionais contra COVID-19, tornando Shanghai a primeira cidade chinesa a divulgar um plano de vacinação para estrangeiros.

Sair da versão mobile