Beijing, 23 mar (Xinhua) — O módulo de pouso e o veículo explorador da sonda Chang’e-4 entraram em modo dormente durante a noite lunar depois de trabalharem de forma estável pelo 28º dia lunar, de acordo com o Centro de Exploração Lunar e Programa Espacial da Administração Espacial Nacional da China.
O módulo de pouso foi colocado no modo dormente às 2h de domingo (horário de Beijing), e o veículo explorador, Yutu-2 (Coelho de Jade-2), às 17h09 do sábado, revelou o centro.
A sonda Chang’e-4, que foi colocada em modo dormente durante a noite lunar devido à falta de energia solar, está no lado oculto da Lua por mais de 800 dias terrestres, e o veículo explorador viajou 682,77 metros. Um dia e uma noite lunares equivalem a cerca de 14 dias na Terra cada.
Por meio de uma análise dos dados de detecção obtidos pela sonda Chang’e-4, os pesquisadores fizeram uma série de descobertas científicas, incluindo a composição mineral e a história da evolução topográfica e geológica do local de pouso.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Informações Aeroespaciais da Academia Chinesa de Ciências analisaram as características espectrais das rochas na área de inspeção do veículo explorador e inferiram que as rochas provavelmente se originaram da cratera de Finsen.