Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China regulará coleta de dados pessoais via aplicativos de celular

Um turista faz pedido com aplicativo de celular em um restaurante em Wuzhen, na Província de Zhejiang, leste da China, em 7 de novembro de 2016. (Xinhua/Rong Hao)

Beijing, 22 mar (Xinhua) — As autoridades chinesas emitiram uma diretriz que proíbe os fornecedores de aplicativos móveis de coletar ilegalmente informações pessoais desnecessárias, de acordo com a Administração do Ciberespaço da China (CAC, na sigla em inglês).

Os aplicativos móveis não podem negar aos usuários o acesso a seus serviços se os usuários se recusarem a compartilhar informações pessoais desnecessárias, de acordo com a diretriz.

O documento especifica o escopo das informações pessoais necessárias para 39 tipos de aplicativos de celular. Por exemplo, os aplicativos de navegação podem ter acesso à localização do usuário, local de partida e destino. Os aplicativos de mensagens instantâneas podem coletar informações pessoais como o número do celular do usuário, sua conta de mensagens e as contas de seus contatos.

A CAC explicou que a diretriz visa regulamentar a coleta de informações pessoais via aplicativos móveis para salvaguardar a segurança das informações pessoais.

A diretriz entrará em vigor em 1º de maio.

Sair da versão mobile