Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Orbitador da sonda Chang’e-5 entra no Ponto L1 do sistema Sol-Terra

Uma simulação gráfica mostra a órbita da combinação orbitador-retornador da sonda Chang'e-5 da China após sua separação do ascensor. (Administração Espacial Nacional da China/distribuição via Xinhua)

Beijing, 21 mar (Xinhua) — O orbitador da sonda chinesa Chang’e-5 entrou com sucesso no primeiro Ponto de Lagrange (L1) do sistema Sol-Terra, anunciou o Centro de Controle Aeroespacial de Beijing, acrescentando que também é a primeira nave espacial da China que entra na órbita de exploração do Ponto L1.

O centro revelou na quinta-feira que o orbitador está 936.700 quilômetros da Terra e trabalhando normalmente com atitude estável e eletricidade equilibrada. O aparelho operará na órbita de exploração do Ponto L1 do sistema Sol-Terra com um período orbital de cerca de seis meses.

He Kun, engenheiro da equipe administrativa de longo prazo da nave espacial do centro, disse que o orbitador separou-se do retornador em 17 de dezembro de 2020, e começou a fase de gestão de longo prazo em 21 de dezembro.

O orbitador usou cerca de 88 dias para mover para o Ponto L1 do sistema Sol-Terra depois de conduzir duas manobras da órbita e duas correções de médio alcance sob a vigilância e controle da equipe, acrescentou.

A equipe administrativa também se encarrega da gestão diária do pousador da Chang’e-3, o pousador e o veículo explorador da Chang’e-4, o satélite de retransmissão Queqiao (Ponte de Pegas) e a sonda de Marte Tianwen-1, todos operam sob boa condição.

O Ponto L1 do sistema Sol-Terra localiza-se na linha de conexão entre o sol e a Terra, cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. É o ponto de equilíbrio gravitacionalmente dinâmico entre a Terra e o sol.

É mais fácil para a nave espacial manter um estado de operação relativamente estável e economizar combustível no Ponto L1 do sistema Sol-Terra, que também é a melhor posição para o observatório solar observar continuamente o sol ou o lado ensolarado da Terra.

Sair da versão mobile