Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi pede esforços conjuntos para impulsionar laços China-Guiana

Trabalhadores carregam vacinas contra COVID-19 doadas pelo governo chinês a um caminhão no aeroporto em Georgetown, capital da Guiana, em 2 de março de 2021. (Departmento de Informação Pública da Guiana/distribuição via Xinhua)

Beijing, 17 mar (Xinhua) — O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta terça-feira que a China e a Guiana devem tomar o 50º aniversário de seus laços diplomáticos no próximo ano como uma oportunidade para obter mais resultados de cooperação e levar as relações bilaterais a níveis mais altos.

Em uma teleconferência com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, Xi sugeriu que os dois países respeitem e atendam seriamente os interesses fundamentais e principais preocupações respectivas, promovam a cooperação no Cinturão e Rota e ampliem a colaboração de ganho mútuo em áreas como energia e infraestrutura.

China e Guiana, embora longe, gozam de uma profunda e estreita amizade, indicou Xi.

Os dois países obtiveram frutíferos resultados na cooperação bilateral em diversos campos desde que estabeleceram as relações diplomáticas, lembrou Xi, e acrescentou que o comércio bilateral aumentou no ano passado apesar da pandemia da COVID-19, o que demonstra seu enorme potencial.

Ambos os países estão em uma importante etapa de desenvolvimento e enfrentam amplas perspectivas e grandes oportunidades, acrescentou Xi.

A China está disposta a fortalecer a cooperação com a Guiana em vacinas contra a COVID-19 e continuará proporcionando assistência e apoio na medida de sua capacidade para o desenvolvimento econômico e social do país, disse Xi.

O presidente sublinhou que tanto a China como a Guiana são países em desenvolvimento e têm posições similares em relação a uma série de assuntos internacionais e regionais.

As duas partes devem fortalecer a colaboração em assuntos relacionados com a Organização das Nações Unidas e a mudança climática, para impulsionar uma reforma mais justa e equitativa dos sistemas internacionais.

Xi disse que a China espera um papel positivo da Guiana no fomento à cooperação global entre a China e os países caribenhos, assim como no desenvolvimento das relações entre a China e a Comunidade do Caribe.

Por sua parte, Ali disse que junto com os líderes de importantes partidos políticos e ministros da Guiana, realizou uma conversa telefônica com o presidente Xi para expressar o agradecimento pela generosa assistência da China à Guiana em sua luta contra a pandemia, e pelo papel de liderança do país asiático em uma série de assuntos globais.

A amizade entre a Guiana e a China é forte e firme, disse Ali, indicando que a seu país se mantém fiel com firmeza ao princípio de Uma Só China, considera a China como o parceiro de cooperação mais importante em seu desenvolvimento nacional, e está comprometida a fortalecer as relações entre os dois partidos e os dois países.

A Guiana espera promover ativamente a cooperação no Cinturão e Rota com a China, e fortalecer a cooperação em infraestrutura e outros campos, disse ele, acrescentando que acredita que as relações bilaterais se tornarão muito melhores.

A Guiana apoia e está pronta para promover ativamente o desenvolvimento das relações entre a Comunidade do Caribe e a China, disse o presidente da Guiana.

Sair da versão mobile