Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Sementes de arroz cultivadas no espaço brotam no sul da China

Guangzhou, 17 mar (Xinhua) — Cerca de 1.500 sementes de arroz brotaram e cresceram folhas em uma estufa no sul da China depois de retornar de uma viagem à Lua no ano passado.

As sementes foram plantadas na estufa do Centro Nacional de Pesquisa de Engenharia de Criação de Plantas do Espaço da Universidade de Agricultura do Sul da China (SCAU). A expectativa é que elas sejam transplantadas para os campos no final deste mês.

Essas sementes de arroz viajaram mais de 760.000 quilômetros até a Lua em novembro passado e retornaram à Terra em 17 de dezembro após 23 dias de vôo a bordo na sonda lunar Chang’e-5 da China.

As sementes são de segunda geração cultivada no espaço porque seus “pais” também são sementes cultivadas no espaço.

No entanto, o experimento na sonda Chang’e-5 é diferente dos anteriores pois este foi o primeiro experimento realizado em um ambiente de espaço profundo. O tempo de voo espacial foi mais longo e a sonda encontrou radiação nos cinturões Van Allen e da atividade das manchas solares, de acordo com Chen Zhiqiang, diretor do centro.

Espera-se que efeitos hereditários mais fortes sejam produzidos neste experimento porque um ambiente de espaço profundo é mais semelhante a um ambiente extremo de espaço real, acrescentou Guo Tao, vice-diretor do centro.

Isso ajudará os pesquisadores a aprender sobre como os efeitos hereditários induzidos no espaço profundo e em um ambiente de órbita baixa da Terra diferem e fornecerá importantes amostras experimentais e dados para pesquisas futuras sobre as regras de mutação no cultivo espacial, disse Guo.

Espera-se que o arroz de origem espacial seja colhido no final de junho, acrescentou.

Sair da versão mobile