Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Medicamento chinês contra COVID-19 passa por testes clínicos nos EUA

Foto tirada em 11 de dezembro de 2020 mostra a Food and Drug Administration (FDA) em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos. (Foto: Ting Shen/Xinhua)

Shanghai, 17 mar (Xinhua) — Um medicamento candidato chinês para tratar a COVID-19 está sendo submetido a testes clínicos nos Estados Unidos após receber aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, informou seu desenvolvedor nesta quarta-feira.

As licenças de pesquisa clínica para a droga, de código DC402234, foram solicitadas tanto da Administração Nacional de Produtos Médicos da China quanto da FDA dos EUA em julho de 2020, comunicou o Instituto de Matéria Medica de Shanghai da Academia Chinesa de Ciências (CAS, em inglês), o principal desenvolvedor do medicamento.

Pesquisadores iniciaram testes clínicos de fase 1 para a droga na segunda-feira em um centro de pesquisa clínica da Frontage Laboratories, Inc., com sede em Nova Jersey, de acordo com o instituto.

O remédio é um novo composto projetado e sintetizado com base na estrutura cristalina da protease principal do coronavírus, uma importante enzima que desempenha um papel fundamental na mediação da replicação e transcrição viral. Pesquisas pré-clínicas mostraram que o composto apresentou potente atividade inibitória contra a protease, além de boa atividade antiviral na cultura celular.

Boas propriedades farmacocinéticas – como uma droga é absorvida e se move através do corpo, e sua segurança em testes em animais – também sugeriram o potencial para mais testes clínicos, segundo o comunicado.

Os resultados foram divulgados no artigo intitulado “Projeto baseado em estrutura de candidatos a medicamentos antivirais visando a principal protease do SARS-CoV-2”, publicado como matéria de capa da revista Science em junho de 2020.

A droga patenteada foi desenvolvida conjuntamente por pesquisadores da Universidade ShanghaiTech e do Instituto de Virologia de Wuhan, sob a CAS.

Sair da versão mobile