Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China fornecerá vacinas contra COVID-19 a pacificadores da ONU em data antecipada, diz chancelaria

Membros do 5º batalhão de infantaria das forças chinesas de manutenção de paz no Sudão do Sul realiza um exercício no Sudão do Sul, em 4 de janeiro de 2019. (Foto por Zhu Xiaonan/Xinhua)

Beijing, 17 mar (Xinhua) — A China apoia a vacinação precoce contra COVID-19 para as forças de paz da ONU e trabalhará com o Secretariado da ONU para disponibilizar vacinas doadas pela China aos pacificadores da ONU o mais rápido possível, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta terça-feira.

As observações do porta-voz Zhao Lijian vieram depois que o representante permanente da China nas Nações Unidas, Zhang Jun, notificou na segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, da intenção da China de doar 300 mil doses de vacinas contra COVID-19 aos pacificadores da ONU, com prioridade dada à área de missão africana.

Esta é uma medida concreta para cumprir a promessa da China de tornar as vacinas bens públicos globais, disse Zhao, acrescentando que demonstrou plenamente o apoio da China à ONU e ao multilateralismo, bem como sua preocupação com a saúde e a segurança dos pacificadores.

Como um dos defensores da questão da segurança sob a iniciativa “Ação para Manutenção da Paz”, do secretário-geral da ONU, a China atribui grande importância à segurança dos pacificadores e apoia a vacinação precoce contra COVID-19 para os pacificadores da ONU para proteger sua saúde e ajudá-los a desempenhar melhor suas funções, disse.

“A China trabalhará em estreita colaboração com o Secretariado da ONU para disponibilizar vacinas doadas pela China aos pacificadores da ONU o mais rápido possível”, disse Zhao.

Sair da versão mobile