Hong Kong, 17 mar (Xinhua) — As autoridades centrais da China realizaram mais de 60 simpósios, fizeram visitas e organizaram entrevistas em Hong Kong de segunda a quarta-feira para solicitar opiniões de uma ampla gama de setores sobre a implementação da decisão da Assembleia Popular Nacional (APN) de melhorar o sistema eleitoral da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK).
Participaram das reuniões e atividades Zhang Xiaoming, vice-diretor do Departamento dos Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado; Luo Huining, diretor do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEHK; e Zhang Yong, vice-chefe da Comissão de Assuntos Legislativos do Comitê Permanente da APN.
Devido aos requisitos de controle epidêmico, a coleta de opiniões foi organizada em várias sessões de pequena escala. Ofereceram ativamente suas sugestões mais de 1.000 representantes dos setores político, comercial, financeiro, profissional e de trabalho, bem como do governo e organizações sociais da RAEHK.
Os participantes concordaram que é imperativo e urgente melhorar o sistema eleitoral da RAEHK e remover deficiências e riscos relacionados em nível de Estado para a implementação abrangente do princípio “patriotas administrando Hong Kong”, para a estabilidade e segurança política de Hong Kong, para a implementação firme e sustentada de “um país, dois sistemas”, e para a estabilidade de longo prazo de Hong Kong.
Eles disseram que a criação de um sistema eleitoral que reflete a situação real em Hong Kong tem ampla representação e garante uma participação política equilibrada através da reforma e maior empoderamento do Comitê Eleitoral, o que ajudará a salvaguardar a ordem constitucional e os interesses gerais e fundamentais da RAEHK, a melhorar a eficiência da administração e a manter a prosperidade e estabilidade de longo prazo de Hong Kong.
Os representantes de vários setores de Hong Kong também deram sugestões específicas sobre a melhoria do sistema eleitoral e pediram esforços para acelerar o processo legislativo para que fique rapidamente pronto o novo sistema eleitoral para a escolha do chefe do Executivo e a formação do Conselho Legislativo
Ao ouvir o conselho, os funcionários dos departamentos das autoridades centrais disseram que as autoridades centrais permanecem inabaláveis na determinação de implementar de forma abrangente e precisa as políticas de “um país, dois sistemas”, “povo de Hong Kong administrando Hong Kong” e um alto grau de autonomia.
É a responsabilidade comum dos departamentos relevantes das autoridades centrais, do governo e da legislatura da RAEHK e de vários setores em Hong Kong implementar a decisão da APN, que tem a mais alta autoridade, disseram os funcionários.
Melhorar o sistema eleitoral da RAEHK fornece uma garantia institucional para “patriotas administrando Hong Kong” e também requer maior capacidade e competência da administração da RAEHK, disseram eles.
Os departamentos das autoridades centrais relatarão de forma abrangente e objetiva as sugestões de Hong Kong ao Comitê Permanente da APN, afirmaram.