Beijing, 10 mar (Xinhua) — O novo padrão de desenvolvimento apresentado pela China proporcionará mais oportunidades para as empresas de Luxemburgo e outros países, disse nesta terça-feira o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.
Em uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores e Assuntos Europeus de Luxemburgo, Jean Asselborn, Wang destacou que o país é um importante parceiro cooperativo da China dentro da União Europeia (UE), e as duas nações entendem, apoiam e confiam uma na outra, dando um bom exemplo de cooperação mutuamente benéfica entre países grandes e pequenos.
Notando que desde o surto do novo coronavírus, China e Luxemburgo se uniram sob todas as condições e se ajudaram, Wang apontou que os dois lados passaram pelo teste da pandemia da COVID-19 e aprofundaram a amizade entre os dois povos.
Chamando Luxemburgo de importante ponte para a cooperação China-UE na construção da Iniciativa do Cinturão e Rota, Wang também saudou o país a participar ativamente no processo de internacionalização da moeda chinesa (renminbi) e expressou convicção de que Luxemburgo continuará a fornecer um ambiente de negócios justo e equitativo para as empresas chinesas.
Wang também expressou a esperança de que o país continue a desempenhar um papel ativo na promoção do desenvolvimento das relações China-UE e, particularmente, na ratificação e entrada em vigor do tratado de investimento China-UE o mais rápido possível.
Por sua vez, Asselborn informou o lado chinês da situação epidêmica em Luxemburgo. Ele também afirmou que seu país está pronto para manter estreitas trocas de alto nível com a China e aprofundar a cooperação prática em aviação, transporte de carga, comunicações, finanças e intercâmbios entre pessoas, acrescentando que seu país está pronto para desempenhar um papel positivo no avanço da ratificação e entrada em vigor, o mais rápido possível, do tratado de investimento UE-China e na relação bilateral.
No telefonema, Wang também elaborou sobre as posições da China sobre direitos humanos, bem como as questões relacionadas a Hong Kong e Xinjiang, enfatizando que o objetivo do Partido Comunista da China é servir o povo de todo o coração, e que a China completou a árdua tarefa de eliminar a pobreza absoluta dentro do prazo, o que é a maior conquista dos direitos humanos.
Algumas forças ocidentais difamam o país nas questões relacionadas a Xinjiang, lembrou Wang, acrescentando que, diante dos fatos, quaisquer rumores serão dissipados.
Ele também observou que o objetivo de melhorar o sistema eleitoral na Região Administrativa Especial de Hong Kong é garantir que as políticas de “um país, dois sistemas”, “o povo de Hong Kong governa Hong Kong” e um alto grau de autonomia sejam mantidas de forma estável e sustentada.
Ele expressou a esperança de que Luxemburgo e outros países europeus mantenham uma posição objetiva e justa, e trabalhem com a China para defender o respeito mútuo e para consolidar a base da confiança, de modo a manter o bom impulso das relações com a UE.
Os dois lados também trocaram opiniões sobre questões internacionais e regionais de interesse comum.