Beijing, 5 mar (Xinhua) — O sucesso da China na redução da pobreza mostra “a importância de uma liderança política resoluta e do compromisso nos mais altos níveis para erradicar a pobreza rural extrema”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres.
As observações foram feitas após o relatório intitulado “Estudos de Alívio da Pobreza na China: Uma Perspectiva da Economia Política” ter sido publicado recentemente pela New China Research, um grupo de pesquisa da Agência de Notícias Xinhua.
Guterres observou que a China vem adotando “uma série de políticas” que impulsionaram os investimentos na capacidade produtiva nacional, agricultura e desenvolvimento rural, particularmente em infraestrutura, proteção social, saúde e serviços educacionais.
“Esta abordagem contribuiu para aumentar a produtividade, criou empregos e tirou milhões de pessoas da pobreza extrema, em conformidade com a meta do governo para 2020”, ressaltou.
Guterres pediu que a comunidade internacional trabalhe mais cooperativamente para erradicar a pobreza em todas as suas formas e não deixar ninguém para trás.