Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Redução da pobreza na China merece reconhecimento, diz chefe do PNUD

Beijing, 5 mar (Xinhua) — O método chinês de redução da pobreza é valioso e merece reconhecimento, disse o administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner.

“Acredito que o caminho e as escolhas que a China tomou são extremamente valiosos, tanto em termos quantitativos quanto em lições políticas aprendidas, e merecem também reconhecimento pela forma como tornou a erradicação da pobreza uma prioridade nacional”, disse Steiner.

As observações foram feitas após o relatório intitulado “Estudos de Alívio da Pobreza na China: Uma Perspectiva da Economia Política” ter sido publicado recentemente pela New China Research, um grupo de pesquisa da Agência de Notícias Xinhua.

“Observamos uma série de países que deram prioridade à erradicação da pobreza, sendo a China um deles”, disse Steiner, acrescentando que estes são exemplos que nos dão esperança e coragem, pois a liderança e os projetos focados na pobreza dentro da política nacional de desenvolvimento não apenas são importantes, mas também geram resultados.

O chefe do PNUD também elogiou a abordagem da China de aplicar tecnologias digitais para permitir que a população carente encontre um caminho mais rápido para sair da pobreza, afirmando “permanecemos interessados em aprender essas lições”.

“Precisamos assegurar que a digitalização sirva aos objetivos de desenvolvimento de um país e não apenas aos agentes ligados ao universo da tecnologia digital e de softwares que contribuem efetivamente com sua engenhosidade ao mercado”, disse Steiner, enfatizando que o futuro digital pode tornar nossas sociedades mais resilientes, menos desiguais, mais sustentáveis ou o contrário.

O PNUD continuará ajudando os países a lidar com a questão da pobreza extrema, acrescentou.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo