Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China visa crescimento do PIB de mais de 6% em 2021

Beijing, 5 mar (Xinhua) — A China visa expandir seu produto interno bruto (PIB) em mais de 6% anualmente em 2021, com base num forte vento de cauda em decorrência do sucesso na contenção da COVID-19. O objetivo foi estabelecido no momento em que os legisladores nacionais estão reunidos em Beijing para definir as prioridades para o desenvolvimento de alta qualidade.

O objetivo para o PIB é um dos principais objetivos elaborados no relatório de trabalho governamental pronunciado pelo premiê Li Keqiang ao legislativo nacional, que iniciou sua sessão anual nesta sexta-feira.

“Ao estabelecer o objetivo, levamos em consideração a recuperação da atividade econômica”, disse Li, acrescentando que “uma meta de mais de 6% fará que todos nós dediquemos energia completa para promover a reforma, a inovação e o desenvolvimento de alta qualidade.”

Neste ano, o país visa criar mais de 11 milhões de novos empregos urbanos, baixar a proporção déficit-PIB para 3,2% e expandir a demanda doméstica e o investimento efetivo, que ajudarão a economia a voltar firmemente à vitalidade pré-pandemia. A taxa de crescimento do PIB da China foi de 6% em 2019.

Em 2021, a China buscará o desenvolvimento de alta qualidade, avançará com a reforma estrutural do lado de oferta, e consolidará e expandirá os êxitos da resposta à COVID-19 e desenvolvimento econômico e social, entre outras principais tarefas elaboradas no relatório.

“Esses esforços permitirão que nós tenhamos um bom início do período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) e comemoremos o 100º aniversário do Partido Comunista da China com realizações notáveis no desenvolvimento”, disse Li no relatório, em meio a rodadas de aplauso no Grande Palácio do Povo.

Sair da versão mobile