Manila, 28 fev (Xinhua) – Um lote da vacina Sinovac CoronaVac doado pela China chegou às Filipinas no domingo, a primeira vacina de COVID-19 a chegar ao país do sudeste asiático.
O presidente filipino, Rodrigo Duterte, presenciou o descarregamento das vacinas em uma base da Força Aérea das Filipinas localizada na capital.
“Transmito minha sincera gratidão ao povo chinês e ao governo da China por este gesto de amizade e solidariedade”, disse Duterte em um discurso televisionado.
Duterte disse que receber as vacinas CoronaVac da China é mais um passo em frente na luta das Filipinas contra o COVID-19.
O embaixador chinês nas Filipinas, Huang Xilian, disse que isso não só mostra a amizade entre os dois países e povos, mas também significa a intenção de ambos os militares em lutar conjuntamente contra o COVID-19 e aprofundar a cooperação em defesa.
A China apoiou os esforços das Filipinas para conter a disseminação de COVID-19 desde o início da pandemia no início do ano passado.
O porta-voz presidencial, Harry Roque, disse que a chegada das vacinas chinesas é um sinal da amizade contínua entre as Filipinas e a China.
“Estamos comemorando a chegada das vacinas Sinovac”, disse Roque durante a cobertura ao vivo da chegada da vacina. A aterrissagem da aeronave que trouxe as vacinas às Filipinas “simboliza esperança”, acrescentou ele.
Parabéns ao Diário por incluir esta seção no seu jornal digital.