Beijing, 2 mar (Xinhua) — A China está planejando lançar um novo satélite equipado com um sistema LiDAR (light detection and ranging, em inglês, ou radar de laser) para monitorar o CO2 na atmosfera, disse um metereologista sênior do Centro Nacional de Meteorologia por Satélites.
Sendo o primeiro satélite do mundo que detecta ativamente o CO2 através da tecnologia LiDAR, o novo satélite estará pronto para lançamento em julho, revelou Zhang Xingying, pesquisador sênior do centro, em entrevista à Xinhua.
A China colocou três satélites em órbita para monitoramento e estudo do CO2 desde 2016, e todos estão equipados com tecnologia de sensoriamento remoto óptico passivo, de acordo com Zhang.
“A aplicação dos satélites não só beneficiará a China, mas também o mundo inteiro, pois está fornecendo suporte tecnológico para a proteção do nosso planeta”, disse Zhang.
A previsão é de que uma constelação de satélites meteorológicos para monitoramento do CO2 seja construída durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) da China, em meio aos esforços do país para atingir o pico de emissões de CO2 antes de 2030 e tornar-se neutro em carbono antes de 2060.