A Cúpula Global das Mulheres será realizada nesta segunda-feira (13) e terça-feira (14), em Beijing. O presidente da China, Xi Jinping, fará um discurso na cerimônia de abertura.
Há dez anos, Xi discursou em uma reunião semelhante, em Nova York. Irina Bokova, então diretora-geral da Unesco, testemunhou a manifestação e as frases marcantes citadas pelo presidente chinês, como ”A busca pela igualdade de gênero é uma grande causa”, “Ao longo da história, não há liberação e progresso humano sem a liberação e progresso das mulheres”, que a impressionaram profundamente.
Para a primeira mulher a ocupar o cargo na Unesco, o governo chinês presta grande atenção ao grupo feminino e se concentra em promover o avanço da causa das mulheres, o que criou uma condição importante para a erradicação da pobreza e para a manutenção do desenvolvimento de alta qualidade do país.
Como líder de um grande país, o presidente Xi Jinping tem proposto uma série de iniciativas importantes para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento abrangente das mulheres, tornando a China uma participante, promotora e líder no desenvolvimento global da causa das mulheres.
