Chefe do máximo órgão legislativo chinês visita Suíça

O presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), Zhao Leji, pediu o avanço conjunto no desenvolvimento de alto nível da parceria estratégica inovadora entre a China e a Suíça durante uma visita oficial ao país, realizada de segunda a quinta-feira, a convite da presidente do Conselho Nacional da Suíça, Maja Riniker, e do presidente do Conselho dos Estados da Suíça, Andrea Caroni.

“Ao longo dos 75 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas, os dois países cultivaram conjuntamente um espírito de cooperação que prima pela ‘igualdade, inovação e ganhos mútuos’, estabelecendo um modelo de cooperação entre países com diferentes sistemas sociais, em diferentes estágios de desenvolvimento e de diferentes tamanhos”, afirmou.

“A China está pronta para trabalhar com a Suíça a fim de implementar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países e promover o desenvolvimento de alto nível da parceria estratégica inovadora”, afirmou Zhao.

“A Suíça é o primeiro país da Europa continental a assinar um acordo de livre comércio com a China, e a cooperação econômica e comercial bilateral cresceu rapidamente desde a entrada em vigor do acordo”, nas palavras de Zhao, que também espera impulsionar conjuntamente as negociações para a atualização do acordo de livre comércio e a cooperação financeira de alta qualidade, além de saudar a expansão dos investimentos na China por capitais suíços.

“A APN da China e o Parlamento Federal Suíço mantêm relações amigáveis de longa data e fizeram contribuições positivas para o desenvolvimento dos laços bilaterais e da cooperação prática”, disse.

“As duas partes devem intensificar ainda mais o intercâmbio amigável entre os legislativos, compartilhar e aprender com a experiência mútua em legislação, supervisão e outras áreas, formular, revisar e aprovar oportunamente documentos legais conducentes à cooperação bilateral e fortalecer a comunicação e a colaboração no âmbito de mecanismos multilaterais como a União Interparlamentar”, observou.

Por sua vez, Riniker afirmou que o Conselho Nacional da Suíça está pronto para fortalecer a cooperação com a APN da China, a fim de desempenhar um papel ativo na atualização do acordo de livre comércio entre os dois países, bem como na promoção do desenvolvimento sustentável.

Caroni, por sua vez, afirmou que o reforço da cooperação com a China é de importância estratégica para a Suíça.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo