O presidente chinês, Xi Jinping, chegou na tarde de terça-feira (23) a Urumqi, capital da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, para participar das atividades em comemoração ao 70º aniversário da fundação da região autônoma.

Xi Jinping, que também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, lidera uma delegação central para as celebrações em Xinjiang, marcando a primeira vez na história do Partido e do país que tal arranjo é realizado.
Vale lembrar que, no mês passado, Xi Jinping também viajou Xizang para participar das atividades comemorativas do 60º aniversário do estabelecimento da Região Autônoma de Xizang.
As duas viagens evidenciam a importância que o Comitê Central do PCCh atribui ao trabalho nas regiões fronteiriças, bem como o cuidado especial com os quadros e as massas populares de diferentes etnias nessas áreas.
Em um estudo coletivo do Birô Político do Comitê Central do PCCh, realizado em dezembro do ano passado, Xi Jinping salientou que avançar na modernização do sistema e da capacidade de governança das regiões fronteiriças é parte essencial da modernização chinesa.
“Não podemos deixar nenhuma região fronteiriça para trás na promoção da modernização chinesa”, acrescentou o líder chinês.
O secretário-geral visitou Xinjiang em três ocasiões anteriores, 2014, 2022 e 2023. Desta vez, ele se reuniu com representantes de todos os grupos étnicos e setores sociais de Xinjiang, representantes religiosos e oficiais militares com patente de coronel e superior, bem como modelos de base e pessoal civil das tropas estacionadas em Urumqi.
