Encontro de chanceleres do BRICS se posiciona contra intimidação dos EUA

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, comentou hoje (30) sobre os consensos alcançados na reunião de ministros das Relações Exteriores do BRICS. Os temas abordados focaram na abordagem dos desafios comuns enfrentados pelos países do bloco e pela comunidade global.

Para o porta-voz, o encontro ecoou a “voz do BRICS” em defesa ao multilateralismo, na salvaguarda do sistema multilateral de comércio e na oposição à intimidação unilateral por parte dos Estados Unidos.

“Os participantes manifestaram grande preocupação com o crescimento do unilateralismo e do protecionismo, incluindo a elevação indiscriminada das “tarifas recíprocas”, afirmando que tais medidas prejudicarão as cadeias de suprimentos globais e exacerbarão a incerteza econômica mundial, declarou. Ele acrescentou que foi pedido ações concretas para salvaguardar o livre comércio e o sistema multilateral de comércio.

A comunidade internacional observa que o Sul Global, representado pelos BRICS, tem se tornado cada vez mais uma força em prol do progresso e promotora da democratização nas relações internacionais. Um Sul Global solidário, unido e autossuficiente certamente injetará mais estabilidade e certeza no mundo.

Ismael Lucas S. Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo