Quando os primeiros raios de sol do Ano Novo iluminam a terra, pessoas ao redor do mundo carregam tanto expectativas quanto incertezas. No ano que passou, vários lugares enfrentaram conflitos e confrontos. Em 2025, o mundo se tornará melhor? Como a China, o país em desenvolvimento de maior proporção, continuará a trazer energia positiva para o planeta?
“Como sempre crescemos na tempestade de vento e chuva e nos fortalecemos ao respondermos provações, todos nós devemos ter plena confiança”, disse o presidente chinês, Xi Jinping, na mensagem de Ano Novo de 2025. Por meio desse discurso, a comunidade internacional testemunhou as conquistas extraordinárias da China no ano passado e sentiu a confiança, determinação e energia do país ao enfrentar desafios e trabalhar firmemente em direção aos seus objetivos. Essa confiança, como o sol de inverno, trouxe calor ao globo.
A confiança vem da forte resiliência do desenvolvimento econômico da China. Em 2024, diante de um ambiente doméstico e internacional severo e complexo, o país implementou uma série de políticas que impulsionaram a recuperação da economia. Seu Produto Interno Bruto (PIB) foi estimado em mais de 130 trilhões de yuans. Instituições nacionais e estrangeiras acreditam que a China alcançará sua meta de crescimento econômico de cerca de 5%. Esse ritmo continuará a ser um dos mais altos entre as principais economias do mundo.
Na 3ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), realizada em julho de 2024, foram propostas mais de 300 medidas importantes da Reforma. No cenário global, poucos partidos no poder conseguem manter estabilidade e continuidade em suas políticas como o PCCh o faz. Esta é uma vantagem institucional que sustenta o desenvolvimento econômico e a estabilidade social da China a longo prazo.
No ano passado, a contribuição chinesa para o crescimento econômico global foi estimada em cerca de 30%, mantendo-se como um “âncora de estabilidade” para o desenvolvimento global. Diante da complexa conjuntura internacional, a China propôs soluções e iniciativas em várias ocasiões, tanto no âmbito bilateral como multilateral. Desde a construção de alto nível da Iniciativa Cinturão e Rota, até a promoção de reformas na governança global e o aprofundamento da cooperação do “Sul Global”, as propostas e ações da China têm injetado mais energia positiva para preservar a paz e a estabilidade do mundo.
De acordo com diversos analistas internacionais, riscos múltiplos aumentarão significativamente em 2025, exigindo maiores esforços na governança global. “A China está disposta, junto com outros países, a trabalhar como agente efetivador da cooperação amistosa, impulsionador da aprendizagem mútua dos povos e participante da construção de uma comunidade com futuro compartilhado, de modo a criar um futuro brilhante para o mundo”, disse o presidente Xi Jinping. Essa declaração reflete as aspirações e expectativas da China, sendo uma interpretação vívida do papel responsável de uma grande nação.