O presidente chinês, Xi Jinping, participou na noite desta quarta-feira (20), horário local, de um banquete de boas-vindas oferecido pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silvia, em Brasília.
Na ocasião, Xi Jinping fez um discurso agradecendo a Lula e ao povo brasileiro pela recepção calorosa e amigável, e parabenizou o Brasil pelas notáveis conquistas de desenvolvimento sob a liderança de Lula. O líder chinês destacou que embora a China e o Brasil estejam separados por vastos oceanos, a distância nunca os impediu de se conhecerem e de se amarem. A China e o Brasil não somente têm características distintas, como também convivem de forma harmoniosa. “A abertura, a inovação e a diversidade marcam nossos países.”
“Presidente Lula e eu anunciamos em conjunto a elevação das relações sino-brasileiras para uma comunidade de futuro compartilhado por um mundo mais justo e um planeta mais sustentável e testemunhamos a assinatura do acordo de cooperação que vincula a construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil.” Segundo o líder chinês, a relação entre os dois países deu assim um novo salto, com uma conotação da nova era, demonstrando grande vitalidade e amplas perspectivas.
“Fazendo uma retrospectiva, temos motivos para estarmos orgulhosos dos resultados alcançados nas nossas relações bilaterais. Olhando para o futuro, estamos confiantes e cheios de expectativas quanto ao futuro brilhante de nosso relacionamento. Partindo de um novo ponto de partida, a China está disposta a trabalhar de forma árdua e incessante com o Brasil e por muito tempo para construir uma comunidade de futuro compartilhado e inaugurar o próximo Cinquentenário de Ouro das relações China-Brasil”, completou Xi Jinping.
Lula afirmou, por sua vez, que como líderes dos dois maiores países em desenvolvimento nos hemisférios oriental e ocidental, ele e Xi Jinping estão cientes do sofrimento das pessoas e se empenham em melhorar as condições de vida de seus povos e em eliminar a pobreza. “O Brasil admira muito as conquistas de desenvolvimento da China sob a liderança do presidente Xi Jinping, especialmente a retirada de 100 milhões de pessoas da pobreza. O presidente Xi Jinping deu um exemplo ao mundo em busca de benefícios para seu povo, salvaguardando a equidade e a justiça sociais, defendendo a paz em vez da guerra, a cooperação em vez do confronto e a criação em vez da destruição.”
Segundo Lula, desde o estabelecimento das relações diplomáticas há meio século, as relações Brasil-China tornaram-se um modelo de unidade, cooperação, benefício mútuo e resultados vantajosos para todos os países do Sul Global. O alinhamento das estratégias de desenvolvimento entre o Brasil e a China ajudará os dois países a prosperarem juntos e a provar ao mundo que o desenvolvimento, a revitalização, a imparcialidade e a justiça poderão ser alcançados através dos próprios caminhos de desenvolvimento. “Tanto o Brasil quanto a China aderem ao multilateralismo e defendem a solução pacífica de controvérsias. A cooperação entre o Brasil e a China terá um impato importante e de longo alcance ao mundo. O Brasil espera trabalhar em estreita colaboração com a China para construir uma comunidade de um futuro compartilhado.”