Xi Jinping reúne-se com presidente da Argentina

O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se nesta terça-feira (19) com o presidente da Argentina, Javier Milei, durante a Cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro.

O líder chinês disse que a política da China em relação à Argentina sempre está voltada a toda a população argentina, e a cooperação entre os dois países beneficia todos os argentinos. Este ano marca o 10º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica abrangente entre as duas nações. A relação bilateral encontra-se num ponto crucial entre o passado e o futuro. A China valoriza a amizade tradicional entre os dois povos e apoia a Argentina na exploração de um caminho de desenvolvimento adaptável às atualidades do país. A China está disposta a trabalhar com a Argentina para levar a parceria estratégica abrangente entre as duas nações a um novo patamar.

Segundo Xi Jinping, os dois países devem continuar a apoiar firmemente os interesses fundamentais e as principais preocupações um do outro, intensificar os intercâmbios em todos os níveis, incluindo a promoção dos culturais e interpessoais, e aprofundar a amizade entre os dois países enraizada nos corações dos povos. A China está disposta a trabalhar com a Argentina para expandir cooperações em energia e mineração, infraestrutura, agricultura, inovação tecnológica e economia digital, entre os outros.

Por sua vez, Javier Milei, disse que a Argentina quer intensificar ainda mais a cooperação com a China nas áreas econômica, comercial, financeira, energética e de mineração. A Argentina aprecia as propostas do presidente Xi Jinping sobre a governança global, proferidas na Cúpula do G20, e está disposta a reforçar a comunicação e a coordenação com a China. Milei também reiterou o apoio à organização do Fórum China-América Latina e está disposto a desempenhar um papel positivo na promoção das relações entre a América Latina e a China.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo