CMG e Ministério da Cultura do Brasil assinam memorando de cooperação

O Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) e o Ministério da Cultura do Brasil firmaram um memorando sobre a cooperação nas áreas de produção de programas audiovisuais, divulgação de relíquias culturais e intercâmbios interpessoais e tecnológicos, na segunda-feira (18) no Rio de Janeiro, no Brasil. O vice-diretor do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do CMG, Shen Haixiong, e a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, assinaram o documento em nome das duas partes.

Shen Haixiong disse que, sob a orientação do presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a cooperação entre os dois países em diferentes setores obtiveram resultados frutíferos nos últimos anos e o relacionamento bilateral está avançando para o novo “cinquentenário dourado”.

Nos últimos anos, o CMG manteve uma cooperação ampla com diversos setores do Brasil e estabeleceu parceria com vários veículos de imprensa do país, além da realização da temporada de exibição de obras chinesas de cinema e televisão e da apresentação de várias produções cinematográficas e televisivas do CMG no Festival do Rio, o que contribuiu ativamente para o aprofundamento do conhecimento e da amizade entre os povos dos dois países.

Shen Haixiong afirmou que o CMG espera trabalhar junto com o Ministério da Cultura do Brasil para aproveitar a oportunidade da assinatura do memorando para ampliar as colaborações em áreas como exploração do mercado de cinema, produção e transmissão de filmes e programas de televisão e promoção da cultura e do turismo. Ele salientou que a cooperação também visa estabelecer uma ponte para fomentar a aprendizagem civilizacional entre os dois países e a aproximação dos dois povos, levar os intercâmbios culturais e interpessoais para um novo patamar e consolidar continuamente a base da opinião pública para os laços amistosos sino-brasileiros.

Por sua vez, Margareth Menezes assinalou que sendo representantes do Sul Global, o Brasil e a China possuem aspirações comuns sobre a paz e o desenvolvimento. Os intercâmbios culturais e interpessoais podem ajudar para um melhor conhecimento entre os dois povos e promover os benefícios mútuos e o desenvolvimento conjunto.

O Ministério da Cultura do Brasil está disposto a esforçar-se em conjunto com o CMG para impulsionar os intercâmbios culturais e efetuar mais cooperações pragmáticas em divulgação cultural, produção cinematográfica e inovação tecnológica, a fim de promover o entendimento e a afinidade entre os dois povos, especialmente entre os jovens das duas nações. A ministra brasileira salientou ainda que sua autoridade também quer apresentar melhor o charme do Brasil e a amizade sino-brasileira para a China e o mundo e contribuir para o aprofundamento da parceria estratégica global entre os dois países.

Com base no memorando, o CMG e o Ministério da Cultura do Brasil colaborarão na produção e transmissão de obras de cinema e televisão e na aplicação de tecnologias de novas mídias, entre outras áreas. As duas partes também promoverão em conjunto projetos de mídia e atividades culturais  e de proteção e divulgação de patrimônios culturais e impulsionarão o intercâmbio e a aprendizagem cultural entre os dois países.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo