Xi Jinping se reúne com primeiro-ministro do Reino Unido

O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, às margens da Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro na manhã de 18 de novembro, horário local.

O líder da China destacou que o mundo entrou em um novo período de turbulência e mudança. Como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e uma das principais economias do mundo, os dois países assumem a importante responsabilidade de promover o desenvolvimento de seus respectivos países, bem como a responsabilidade de enfrentar os desafios globais. O presidente da China observou que os dois lados devem manter o posicionamento de parceiros estratégicos, aderir ao respeito mútuo, à abertura e à cooperação, aos intercâmbios e ao entendimento recíproco, buscando obter benefícios mútuos e resultados vantajosos para ambas as partes, de modo a escrever em conjunto o próximo capítulo do desenvolvimento saudável e estável das relações entre a China e o Reino Unido.

Xi Jinping enfatizou que as duas nações compartilham uma ampla gama de interesses comuns, apesar das diferenças históricas, culturais, de valores e sistemas sociais, os dois lados devem analisar o desenvolvimento um do outro de forma racional e objetiva, fortalecendo a comunicação estratégica e aumentando a confiança política mútua, a fim de garantir que o relacionamento entre os dois países seja estável, prático e de longo alcance.

Segundo o líder da China, os dois países têm um vasto espaço para cooperações em áreas como comércio e investimento, energia limpa, serviços financeiros, assistência médica e meios de subsistência dos povos, as quais devem ser continuamente expandidas para beneficiar melhor os povos de ambos os lados.

Além disso, os dois lados devem promover a solução política das questões do hotspot e fortalecer a governança global da inteligência artificial, fazendo contribuições para a promoção do crescimento econômico mundial e o desenvolvimento comum de todos os países.

Por sua vez, Starmer afirmou que o Reino Unido e a China possuem uma ampla gama de interesses comuns bem como uma importante responsabilidade de resolver os desafios globais e manter a paz e o desenvolvimento mundiais, observando que um relacionamento forte e duradouro entre os dois países é importante para ambos os lados e também para o mundo. Segundo ele, o Reino Unido espera fortalecer o diálogo com a China através do respeito mútuo, igualdade e franqueza. Tanto o Reino Unido quanto a China aderem ao multilateralismo, e o lado britânico está disposto a fortalecer a comunicação e a coordenação multilaterais com a China com a finalidade de promover soluções políticas para questões regionais importantes.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo