Xi Jinping chega ao Brasil

A convite do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente chinês, Xi Jinping, chegou no dia 17, horário local, ao Rio de Janeiro, para participar da 19ª cúpula dos líderes do G20 e fazer uma visita de Estado ao Brasil.

Xi Jinping proferiu um discurso por escrito no aeroporto. “Visitei o Brasil quatro vezes e testemunhei o desenvolvimento do país nos últimos 30 anos. Sinto-me muito próximo ao pisar novamente nesta terra acolhedora.”

“A China e o Brasil são amigos com ideias semelhantes e bons parceiros que avançam de mãos dadas. Como os dois grandes países em desenvolvimento dos hemisférios oriental e ocidental, embora estejam separados por oceanos, eles são atraídos um por outro e ecoam um ao outro. Nos últimos anos, os dois países continuaram a aprofundar a confiança política mútua, a cooperação prática frutífera, e o desenvolvimento da cooperação interpessoal, dando nova vitalidade à amizade tradicional em uma nova era. A China e o Brasil expressaram conjuntamente a justa voz do Sul Global na arena internacional e fizeram importantes contribuições para promover a paz e o desenvolvimento mundiais.”

Xi Jinping disse: “Este ano, os dois países celebram solenemente o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, e as relações China-Brasil estão em um importante momento histórico que liga o passado e o futuro. Espero por uma troca profunda de pontos de vista com o presidente Lula sobre o fortalecimento das relações bilaterais, o fortalecimento da sinergia entre as estratégias de desenvolvimento dos dois países e as questões internacionais e regionais de interesse comum. Acredito que esta visita aumentará ainda mais a confiança mútua estratégica entre os dois países, aprofundará os intercâmbios e a cooperação em vários campos e conduzirá as relações China-Brasil para os próximos ‘50 anos dourados’. Também estou ansioso para participar da 19ª Cúpula dos Líderes do G20, trabalhando com todas as partes para discutir os principais planos, buscar o desenvolvimento comum, defender conjuntamente um mundo multipolar igualitário e ordenado, uma globalização econômica inclusiva e promover o G20 para continuar a desempenhar um papel maior como uma plataforma importante para a cooperação econômica internacional.”

Cai Qi, Wang Yi e outros membros da delegação chegaram no mesmo voo e o embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao foi ao aeroporto para a recepção.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo