O membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (CCPCCh) e diretor do Escritório da Comissão dos Assuntos Estrangeiros do CCPCCh, Wang Yi, enfatiza em agendas que cumpre na Europa a confiança da China no caminho do desenvolvimento pacífico do mundo. É a primeira vez que o mais alto diplomata chinês visita o Velho Continente, após o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh).
O roteiro europeu começou no dia 14 deste mês e termina nesta quarta-feira (22). Wang Yi visitou a França, Itália, Hungria e Rússia, participou da 59ª Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, e realizou uma série de encontros bilaterais.
Segundo o alto diplomata, a humanidade não pode repetir o caminho errado de confrontos entre grupos, disputas de soma zero e guerras.
Sobre o caso do balão chinês detectado no espaço aéreo dos Estados Unidos, o diretor do Escritório da Comissão dos Assuntos Estrangeiros do CCPCCh ressaltou que a conduta estadunidense foi um abuso de força, além de violar as regras internacionais e a Convenção de Aviação Civil Internacional.
Wang Yi também reafirmou o princípio de Uma só China e a oposição à independência de Taiwan.