O presidente chinês, Xi Jinping, pronunciou um discurso por escrito na Cúpula de CEOs da APEC, em Lima, capital do Peru, na manhã desta sexta-feira (15), na hora local.
Xi Jinping destacou que os países da Ásia-Pacífico estão profundamente integrados à globalização econômica e se tornaram uma comunidade de interesses e futuro compartilhados.
O líder chinês ressaltou que é necessário orientar corretamente a direção da globalização econômica para conduzi-la a uma nova fase que seja mais dinâmica, inclusiva e sustentável, para beneficiar melhor os diferentes países e grupos.
É preciso recorrer à inovação para promover o crescimento da economia mundial, impulsionar a reforma do sistema de governança econômica global e aderir à abordagem centrada no povo para solucionar desequilíbrios de desenvolvimento.
Xi Jinping enfatizou ainda que o sucesso da região Ásia-Pacífico decorre do seu compromisso consistente em manter a paz e a estabilidade regionais e da insistência no multilateralismo genuíno e no regionalismo aberto, bem como da adesão à tendência de globalização econômica e à cooperação ganha-ganha.
O líder chinês observou que a China está confiante para atingir a meta de crescimento econômico deste ano e continuar a servir como maior motor de expansão econômica do mundo. Xi Jinping ressaltou ainda que o desenvolvimento do país é inviável sem a Ásia-Pacífico e beneficiará ainda mais a região.