O presidente chinês, Xi Jinping, respondeu recentemente a cartas de personagens amigos de todas as esferas da vida no Brasil, incentivando-as a contribuir continuamente para a causa da amizade China-Brasil.
Xi Jinping destacou que está muito contente por ver que a causa da amizade entre a China e o Brasil está sendo transmitida de geração em geração, além de ter sucessores. Desde o estabelecimento de relações diplomáticas há 50 anos, a China e o Brasil têm andado de mãos dadas e compartilhado o bem e o mal, tornando-se bons amigos apesar da distância. A China está disposta a trabalhar com o Brasil para enriquecer continuamente a conotação contemporânea da amizade entre os dois países, fazer das relações bilaterais um modelo de união, cooperação, desenvolvimento comum e benefícios mútuos entre os principais países em desenvolvimento, e dar maior contribuições para a causa da paz e do progresso da humanidade.
“Amigos brasileiros são bem-vindos para visitar a China com mais frequência e vivenciar por si próprios os diferentes aspectos da modernização chinesa. Espera-se que pessoas de todas as esferas nos dois países desempenhem um papel ativo na promoção do desenvolvimento contante das relações China-Brasil, para que a amizade entre as duas nações continue como se fossem as águas do rio Yangtzé e do rio Amazonas.”
Recentemente, o ex-vice-prefeito de Campinas, São Paulo, Enrique Teixeira, e mais de 100 personalidades da Associação de Amizade Sino-Brasileira, da Universidade de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista e da Orquestra Forte de Rio Copacabana, escreveram ao presidente Xi Jinping agradecendo ao governo chinês, a empresas e a universidades chinesas por suas contribuições para o intercâmbio entre o Brasil e a China e a melhoria da vida da população local.