Na tarde desta quinta-feira (5), o presidente chinês, Xi Jinping, conversou com o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, que veio a Beijing para participar do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, na sigla em inglês).
Os dois líderes anunciaram que elevaram as relações bilaterais para uma parceria estratégica.
No encontro, Xi Jinping indicou que nos últimos anos, as relações sino-são-tomenses mantêm uma boa tendência de desenvolvimento e as cooperações pragmáticas alcançaram resultados frutíferos em todos os setores. Segundo ele, a parte chinesa continuará apoiando São Tomé e Príncipe na construção nacional e no desenvolvimento econômico.
O líder chinês ressaltou que os dois países devem reforçar a troca de experiências de governança, consolidar e aumentar a confiança estratégica mútua, além de se apoiarem mutuamente em questões de interesses fundamentais.
Patrice Trovoada disse por sua vez que na China, ele sente-se em casa. Segundo ele, as medidas anunciadas pelo presidente Xi Jinping no FOCAC promoverão de maneira eficaz o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e de toda a África. Trovoada ressaltou que seu país insistirá no princípio de Uma só China.