O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, trocaram mensagens de congratulações nesta quinta-feira (15) pelos 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
Na mensagem, o presidente Xi Jinping lembrou que a China e o Brasil, dois países em desenvolvimento, são importantes economias emergentes e bons amigos e parceiros que compartilham o futuro e avançam juntos.
Ao longo dos cinco décadas desde o estabelecimento das relações diplomáticas, seja qual for a situação internacional, a parceria tem sido estável com seus impactos globais, estratégicos e mundiais cada vez mais proeminentes. Além de promover a revitalização de cada um país, essa parceria desempenha um papel importante para a paz, a estabilidade, a prosperidade e o desenvolvimento do mundo.
O presidente Xi reiterou que durante a visita bem-sucedida do presidente Lula à China no ano passado, foram alcançados importantes consensos para o desenvolvimento das relações sino-brasileiras na nova era. A China está disposta, junto com o Brasil, a aproveitar os 50 anos das relações diplomáticas como um novo ponto de partida, continuar reforçando a sinergia entre as estratégias de desenvolvimento dos dois países, aprofundar as cooperações em todos os setores, enriquecer as relações sino-brasileiras com os novos conteúdos da época e impulsionar em conjunto uma comunidade sino-brasileira de futuro compartilhado.
O presidente Lula disse na mensagem que a amizade entre os dois países foi reforçada ao longo dos cinco décadas e as cooperações se tornaram cada vez mais diversificadas. Atualmente os dois países mantiveram cooperações em todos os setores e níveis para construir um mundo mais próspero, pacífico e justo. O relacionamento Brasil-China representa uma importância cada vez maior para o estabelecimento de uma ordem multipolar e uma governança global mais justa e efetiva. Nos próximos 50 anos, os dois países abrirão um novo caminho para estabelecer um futuro promissor com destino comum.
No mesmo dia, os vice-presidentes dos dois países também trocaram congratulações.