O “Relatório de Investigação e Avaliação sobre a Ecologia do Mar na Ilha de Huangyan” foi divulgado nesta quarta-feira (10).
Uma equipe de investigação profissional conduziu uma pesquisa entre maio e junho de 2024 sobre a ecologia nas águas da ilha de Huangyan, incluindo a qualidade hídrica, de sedimentos, biológica, do lixo marítimo, bem como das comunidades de corais e peixes que vivem nos recifes, além de grupos biológicos típicos. Foram realizadas ainda análise e avaliação abrangentes sobre as pesquisas científicas e investigações de sensoriamento remoto por satélite nas águas da ilha de Huangyan feitas ao longo dos anos. Trata-se do primeiro “exame abrangente” ambiental.
Os resultados foram muito positivos. A qualidade da água e dos sedimentos marítimos foi de Classe I, enquanto os resíduos de metais pesados, hidrocarbonetos de petróleo e outros poluentes nas amostras de peixes foram inferiores aos limites do padrão de avaliação. O ecossistema do recife de coral foi qualificado como saudável, a comunidade de corais construtores de recifes apresentou boas condições e a diversidade de espécies dos corais construtores de recifes foi abundante.
Pela primeira vez, foi confirmado que nenhum cianeto foi detectado na água, nos sedimentos e nos peixes da ilha de Huangyan e nas águas adjacentes. O nível de poluição do lixo à deriva e sua densidade média ficaram em um nível baixo em comparação com outras águas offshore do mundo. As condições dos peixes que vivem no recife foram registradas e analisadas.
Tradução: Zhu Jing